segunda-feira, 2 de maio de 2011

Planejamento e execução de uma atividade com uso da internet.


TEMA: AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS e AS GUERRAS MUNDIAIS.
OBJETIVO GERAL:
  • Promover a transversalidade, significando o aprendizado através da inserção das novas tecnologias no cotidiano escolar dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Integrar os conteúdos formais das disciplinas com temas transversais;
  • Incentivar a pesquisa e a leitura entre os alunos;
  • Conciliar o aprendizado com o uso das novas tecnologias.
  • Utilizar o laboratório de informática no contato com as mídias e multimídias;
  • Desenvolver a oratória dos alunos.
JUSTIFICATIVA:

A presente sociedade propõe à educação uma série de desafios que exigem mudança no caráter de ensino. O sistema educacional anseia por uma pedagogia mais ativa, produtora de pessoas com competências e habilidades para atenderem às exigências do mundo moderno.
Por outro lado, a realidade fora da escola mostra-se cada vez mais atrativa, dando às aulas que utilizam apenas os métodos tradicionais, uma conotação de atraso, estando fadadas ao desprezo por parte dos alunos. De fato, novas tecnologias já estão presentes há algum tempo no dia-a-dia dos adolescentes, porém, apenas como forma de entretenimento. Mas sabe-se das inúmeras possibilidades oferecidas por essas linguagens inovadas quando associadas ao processo didático-pedagógico.
Além disso, os alunos de 7ª e 8ª séries, fazem parte de uma faixa etária iminete ao ingresso no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que possuem maior nível de maturidade com relação aos alunos das demais séries. Portanto, podem através deste projeto tornar-se referência e estimular nas demais séries, a capacidade de se expressar oralmente e aprender com o auxílio das novas tecnologias em seu cotidiano escolar.
Além de promover um ensino mais compatível com a realidade dos alunos ainda, existe a necessidade de aliar essas às novas tecnologias ao processo educativo na escola Cel. João Anastácio de Queiroz e Martinho Motta da Silveira, já que elas oferecem boas condições estruturais e tecnológicas para se estabelecer uma parceria entre o ensino e essas ferramentas inovadas.
DISCIPLINAS ENVOLVDAS:

Geografia e História.
Obs: o projeto estará aberto às demais disciplinas conforme o interesse do professor.

PÚBLICO ALVO:

- Diretamente: 7ª séries “A” e “B” e 8ª “C”.

METODOLOGIA:

Apresentação do tema geral em sala de aula com metodologia a critério do professor; atividades em grupo envolvendo a prática da leitura em livros didáticos e paradidáticos; pesquisa em internet, para estudo de temas dirigidos; criação de slides e vídeos no laboratório de informática, os quais serão analisados previamente pelo professor. A culminância do projeto consta de apresentação do seminário que será assistido por turmas da 7ª e 8ª séries, conforme capacidade do ambiente, adequado ao uso das novas tecnologias.
Obs.: Sugere-se que os grupos façam exposição prévia ainda em sala de aula, a título de ensaio.

RECURSOS:

Livros didáticos e paradidáticos, computador e seus aplicativos, data show, internet, pen drive, DVD, máquina fotográfica, microfone e caixa de som.

AVALIAÇÃO:

Será avaliado o desempenho dos alunos quanto aos seguintes aspectos:
  • Criatividade e capacidade de organização e socialização inter-grupal;
  • Participação e envolvimento no desenvolvimento das atividades propostas;
  • Conteúdo e organização na elaboração de trabalho escrito;
  • Oratória e capacidade de sintetização e coordenação do tempo durante as apresentações;
  • Coerência das apresentações com o conteúdo explorado;
  • Comportamento e atenção durante as apresentações, bem como produção de relatórios pelos alunos com participação indireta.

Obs: sugere-se que esta avaliação seja utilizada como requisito parcial na composição de nota bimestral.

CRONOGRAMA:

Período
Disciplina
7ª série A
7ª série B
8ª A
2º bim 2011
História e Geografia
6 aulas (45 mim cada)
6 aulas (45 min cada)
6 aulas (45 min cada)

CULMINÂNCIA:

Será trabalhado no tempo de três semanas com fechamento na terceira semana do 2º Bimestre.

BIBLIOGRAFIA

CARDOSO, Oldimar Pontes. História Hoje: manual do professor / Oldimar Pontes Cardoso; Cartografia Allmapa. 1ª. Ed. São Paulo: Ática, 2006.
Projeto Araribá: História / organizadora Editora Moderna; Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Maria Raquel Apolinário.- 2. Ed. – São Paulo: Moderna, 2007.

WEBLIOGRAFIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário