terça-feira, 17 de maio de 2011

“CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO”.

Escola: Rio Tocantins
Turma: Rio Itacaiúnas
Unidade 03: Currículo, Projetos e Tecnologia.
Atividade 04
Marabá, 10 de Maio de 2011.
Cursista: Palloma Pinto Rodrigues.


Podemos conceituar Currículo como conjunto de matérias ministradas em um determinado curso, mesmo que seja um plano de estudo ou um programa de ensino em que o aluno se apropria dos conteúdos significativos ao alcançar sua escolarização.
As tecnologias integradas ao currículo trazem significativas contribuições, para Almeida e Prado, “... quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias”.
Sua integração potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula mas quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos suas características pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados.
O trabalho por projeto potencializa a integração de diferentes áreas do conhecimento, assim como a integração de diferentes mídias e recursos às quais permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.
A aprendizagem por projetos possibilita ao aluno recontextualizar aquilo que aprendeu, bem como estabelecer relações significativas entre conhecimentos, ressignificar conceitos e estratégias utilizados na solução do problema de investigação que originou o projeto, ampliando com isso seu universo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário